Em mais uma edição do Panorama Mobile Time/Opinion Box, brasileiros comentaram sua relação com aplicativos mensageiros — em especial o WhatsApp. Já presente em cerca de 99% dos celulares dos entrevistados, o app está no caminho de se tornar um "superapp", mas será que os brasileiros se cansaram dele?
Surpreendentemente, não. A maior parte dos participantes disse passar o tempo necessário no mensageiro do Facebook; 68% dos brasileiros com mais de 16 anos de idade não mudariam seus hábitos e têm uma boa relação com o WhatsApp. Enquanto isso, 24% se mostraram insatisfeitos com o tempo que passam no aplicativo, uma vez que acreditam gastar tempo demais nessa atividade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Cerca de 13% dos usuários ativos do mensageiro consideram repensar a sua relação com o mensageiro e reduzir o tempo gasto no aplicativo. A maioria deles quer acessá-lo com menos frequência e metade pretende silenciar grupos.
O mesmo levantamento constatou que o WhatsApp está presente em 99% dos celulares brasileiros — uma liderança sólida, considerando que apenas 0,3% dos entrevistados considera desinstalar o aplicativo.
WhatsApp Payments
O Facebook já revelou planos para lançar um serviço de pagamento integrado ao WhatsApp, o WhatsApp Payments. Para utilizá-lo, o usuário precisaria cadastrar seu cartão de crédito no aplicativo e poderia fazer compras diretamente no app.
Apesar de estar em período de testes, a pesquisa já se adiantou e perguntou a opinião dos entrevistados sobre a ferramenta. Cerca de 61% dos brasileiros desejam utilizar o mensageiro para compras, mas 47% deles prefeririam criar uma conta bancária digital no próprio WhatsApp, ao invés de associar seu cartão de crédito.
A pesquisa foi feita online entre 15 e 20 de janeiro deste ano. Os dados têm validade estatística, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.
Fontes