O kernel 5.6-RC1 do Linux foi anunciado trazendo suporte bem adiantado para o padrão USB 4.0. A nova conexão USB foi apresentada em setembro do ano passado, mas até agora nenhum dispositivo compatível com a tecnologia chegou ao mercado.
O principal motivo para essa adição, é que o USB 4.0 é baseado no Thunderbolt 3. Uma vez que o Thunderbolt já foi introduzido ao kernel do sistema, a implementação de outros recursos derivados dele fica muito mais simples.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A imensa e dedicada equipe open-source da Intel também havia preparado o código responsável pelo suporte do novo USB para o kernel 5.6 do Linux.
Além do suporte para o USB 4.0, outras melhorias para o USB e o Thunderbolt foram adicionadas. Algumas delas são as atualizações do USB Tegra, da NVIDIA, controladores Mediatek MUSB, suporte para um modo standby separado do DisplayPort, modo “acordar” do USB, túneis USB 3.x no Thunderbolt, além de outros suportes para o USB em geral, e correções de bugs.
Essa antecipação confirma o compromisso das equipes de software de código aberto em fornecer um kernel extremamente atualizado, robusto e seguro.
Fontes