O aplicativo Vine não existe mais desde 2016 e deixou orfã uma legião de fãs de vídeos curtíssimos, com até 6 segundos. Seu co-fundador, Don Hofmann, já no ano seguinte começou a desenvolver um novo aplicativo para substituí-lo. E agora, finalmente, anunciou o lançamento de um novo app batizado de Byte. O aplicativo está disponível gratuitamente para celulares com sistemas Android ou iOS.
A demanda por compartilhamento de vídeos curtos continua em alta entre os usuários da internet. Outros aplicativos, como o TikTok e o Instagram Stories, por exemplo, aproveitaram o espaço no mercado e ganharam popularidade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como funciona o Byte?
O Byte permite que você grave os vídeos diretamente do aplicativo, inclusive no estilo stop-motion, ou importe arquivos do rolo da câmera de seu celular. Você pode acompanhar o que os outros usuários estão compartilhando, e o aplicativo promete uma seleção especial individualizada do que você visualizará. Caso queira compartilhar seus vídeos favoritos com seus seguidores, basta dar um “reByte” no conteúdo.
Um recurso que diferencia o novo aplicativo de seu antecessor se refere à monetização do conteúdo divulgado. Seus desenvolvedores estão trabalhando em um programa de parceria para que os criadores de conteúdo ganhem dinheiro com seus vídeos. Existe também a possibilidade de o aplicativo exibir anúncios pagos.