Um impasse muito comum entre os usuários do Windows 7 que desejam atualizar o sistema operacional para o Windows 10 está relacionada com a compatibilidade dos aplicativos.
Contudo, uma vez que o Windows 10 é uma versão melhorada e segura do Windows 7, vale a pena conferir antes se os programas que você costuma usar são compatíveis com a versão mais recente do sistema operacional. Uma maneira de fazer isso é instalando uma máquina virtual que rode Windows 10.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
1. Confira se seu computador suporta o uso de uma máquina virtual
Você precisa conferir se sua CPU suporta a virtualização, o que pode ser feito no Google. Contudo, você precisa saber os dados do processador do seu PC. Para isso, abra o Painel de Controle do Windows, verifique qual é o processador do seu PC. Ao abrir o Painel do controle, clique em "Hardware e Sons".
2. Em seguida, clique em "Dispositivos e Impressoras"
3. Selecione o ícone que se refere ao seu computador.
4. Na janela que surgirá, clique em "Hardware" e procure na lista pelo processador do seu PC e depois pesquise no Google a compatibilidade com a virtualização
5. Entre no site da Microsoft para instalar a máquina virtual com sistema operacional Windows 10
Ao acessar o site https://developer.microsoft.com/en-us/windows/downloads/virtual-machines, você poderá baixar uma espécie de máquina virtual, onde poderá rodar uma versão do Windows 10 nela. Há 4 opções de máquinas virtuais. Recomenda-se usar a Virtual Box.
6. Carregue o arquivo "WinDev" para carregá-lo no Virtual Box baixado e instalado
Após o download e instalação da máquina virtual, faça a descompactação do programa, procure por um arquivo intitulado "WinDev" e clique nele duas vezes para rodá-lo no Virtual Box, a máquina virtual que foi baixada e instalada. Você verá uma tela como a mostrada abaixo. Clique em "Importar" enquanto o sistema importa a máquina virtual.
7. Com o Virtual Box aberto, selecione o app do Windows 7 que deseja testar e clique em "Iniciar"
Se o aplicativo iniciar normalmente, ele será compatível com o Windows 10.
Fontes
Categorias