Teclado Gboard para de funcionar e irrita usuários do Android

2 min de leitura
Imagem de: Teclado Gboard para de funcionar e irrita usuários do Android
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A terça-feira não começou bem para muitos usuários do Android: o teclado Gboard, desenvolvido pela Google, está apresentando problemas de instabilidade e deixou usuários da ferramenta na mão. O aplicativo exibe o erro "Gboard foi interrompido", o que impede a digitação, inclusive de senhas para desbloqueio dos aparelhos.

O problema gerou revolta em donos de celulares sem leitor de digitais ou desbloqueio facial, ou que usam PIN numérico ou palavra-passe em seu aparelho. Como o erro do Gboard impossibilita a digitação de senhas, o usuário praticamente fica impossibilitado de utilizar o dispositivo. Como de costume, o Twitter virou o refúgio para quem foi afetado pelo erro. Enquanto alguns buscam alternativas como o SwiftKey, quem está "preso" fora do smartphone nem consegue tentar corrigir o problema.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como corrigir o erro do Gboard

Segundo os relatos, os problemas do Gboard começaram após uma atualização liberada ontem (16) na Play Store. Para quem consegue desbloquear o celular e pretende voltar a utilizar o teclado da Google, uma possível solução é limpar o cache do app.

Para fazer isso, basta entrar em Configurações > Aplicativos  e encontrar o Gboard no gerenciador de apps. Clique em "Forçar parada" e depois vá em Armazenamento > Limpar dados > Limpar cache. Caso isso não resolva o problema, a solução é baixar um novo teclado e colocá-lo como padrão do sistema.

(Fonte: Twitter/Geovane Teske)

A troca de teclados no Android pode ser feita após um aplicativo como o Swiftkey estar instalado no dispositivo móvel. Se você não está conseguindo digitar no smartphone, faça o download por meio da Play Store no computador. Em seguida, vá até as configurações do celular, entre em Sistema > Idioma de Entrada > Teclado Virtual. Na opção "Gerenciar teclados", basta escolher um substituto para o Gboard.

Google está investigando o problema

Se você faz parte do grupo de pessoas que não consegue desbloquear o celular, o jeito é aguardar até uma solução para o problema ser disponibilizada oficialmente. Em um comunicado, a Google disse que uma pequena parcela de usuários foi afetada e a companhia já está trabalhando para resolver os erros do Gboard.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.