A Mozilla acabou de liberar a versão 71 do navegador Firefox. Ultimamente, o aplicativo tem recebido vários aprimoramentos na área de segurança e privacidade. Uma vez que a companhia conseguiu atingir um nível satisfatório nesses quesitos, é hora de corrigir bugs, redesenhar opções e lançar novos recursos. Agora, o navegador ganhou várias ferramentas para desenvolvedores. Para o usuário comum, a maior novidade é o recurso de vídeo Picture-in-Picture.
Troque de aba sem perder seu vídeo
A maior novidade do Firefox 71 é o Picture-in-Picture para sites de vídeos. A Mozilla disse que lançou o recurso pensando nos usuários que têm necessidade de assistir a vídeos enquanto fazem outras atividades, mas não têm uma tela grande ou mais de um monitor.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com o recurso, os usuários podem ativar uma janela suspensa para o vídeo, que continua sendo tocado, mesmo se o usuário trocar de aba ou minimizar o navegador. A janela é redimensionável e pode ser arrastada para qualquer lugar da tela.
No momento, a funcionalidade só está presente no Firefox para Windows. A Mozilla disse que ela chegará ao macOS e Linux em janeiro de 2020.
Ferramentas para desenvolvedores
Os desenvolvedores também foram presenteados com várias ferramentas que deixam suas atividades mais fáceis e práticas: Inspetor de Mensagens do Web Socket, um modo de editor de múltiplas linhas do console, eventos de login e uma pesquisa de texto completo no painel da Web.
A plataforma da Web ainda ganhou recursos como subgrades CSS, extensões de coluna, a API de sessão de mídia e o Promise.allSettled.
Outras melhorias
Fora as ferramentas para devs, o Lockwise (gerenciador de senhas integrado) foi melhorado. Agora, ele é capaz de reconhecer subdomínios e preencher automaticamente as páginas relacionadas com as informações de login.
Por meio do ícone de proteção da barra de endereços, é possível acessar o histórico de execução dos rastreadores bloqueados no painel de proteção.
No mais, várias correções para pequenos bugs também foram liberadas.
Fontes