A Microsoft liberou uma nova atualização para o Windows 10 que busca ajudar usuários na hora da limpeza do disco rígido de seus computadores, impedindo que acidentalmente excluam conteúdo da pasta Downloads.
Após essa atualização, implementada no build 20H1 19018 do sistema operacional a ferramenta Limpeza de Disco (Disk Cleanup) não incluirá a pasta mencionada. Segundo a empresa, essa mudança se deu graças a feedback recebido de usuários que reportavam acidentalmente deletar arquivos importantes não transferidos para um local mais seguro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A pasta havia sido incluída nas opções de limpeza de disco através da atualização de outubro de 2018, que trouxe diversas mudanças ao sistema operacional. Assim, a notícia vem como algo bom para suários desavizados que tinham o costume de utilizar a ferramenta para liberar espaço em suas máquinas sem a inclusão dos downloads.
Claro, para aqueles que de fato ainda desejam excluir tudo, incluindo o que está dentro da pasta, ainda existem formas simples de fazer isso. Uma opção é deletar manualmente -- entrando na pasta, selecionando todo o conteúdo e pressionando o botão Delete. Adicionalmente, caso pressione o Shift juntamente do Delete, seus arquivos excluídos nem serão enviados para a lixeira.
Alternativamente, é possível optar por não atualizar para versões mais recentes do Windows 10, permanecendo na versão 19H1 ou anterior.
Fontes
Categorias