Já em desenvolvimento há algum tempo, a versão do Whatsapp para iPads está mais perto do mercado. Podemos afirmar, agora, que o plano do Facebook para o app é permitir que usuários se conectem à mesma conta em múltiplos dispositivos simultaneamente.
Atualmente, usuários de tablets e de iPads não possuem uma versão otimizada do app para dispositivos com telas maiores e sem estar associado ao cartão SIM. A adição dessa capacidade dispensa a necessidade de criar novas contas ou abrir mão do dispositivo anterior ao tentar se conectar por outro aparelho.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ademais, o Whatsapp já estava trabalhando na versão otimizada para iPads. O site WABetaInfo disponibilizou algumas capturas de tela e descrições sobre a interface adaptada para telas grandes e isso se repetiu nesse novo rumor.
Atualmente, é possível se comunicar pelo Whatsapp usando o desktop. Contudo, essa compatibilidade exige que o smartphone esteja conectado à internet para funcionar. Quando o mensageiro chegar no iPad, será diferente: a conexão não necessitará que o smartphone principal esteja conectado e dependerá somente da conexão do iPad.
Essa melhoria, por outro lado, implica na abertura para novas brechas de segurança. Hoje, criar uma conta ou migrar de dispositivo exige a associação com um número telefônico. Esse método de cadastro, embora não seja totalmente seguro, afasta boa parte dos ataques de clonagem de números ou invasão de contas.
Não há datas ou informações oficiais sobre a versão para iPads. Outra novidade interessante que está para chegar é o modo escuro para Android, já adicionado no widget.
Fontes