Segundo relatório da Google, o Android 9 Pie tem mais de 600 milhões de usuários ativos no mundo todo, o que representa 22,6% da taxa de adoção do ecossistema até o mês de agosto de 2019. O texto publicado por Iliyan Malchev, arquiteto de projetos da companhia, ainda revela que o número de aparelhos atualizados com a edição dobrou quanto às gerações 7 e 8.
O progresso ocorreu devido ao Project Treble, tecnologia fragmentada da Google que realiza atualização gradual nos dispositivos móveis, sem a necessidade de substituição total do sistema operacional. Dessa forma, a gigante pôde acelerar o processo junto a fabricantes e operadoras.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Este trabalho (Project Treble) reduziu o tempo médio de atualização em mais de três meses, e esperamos ver atualizações do Android 9 para Android 10 consideravelmente mais cedo este ano,” ressaltou Malchev.
O movimento ainda deve ser favorecido com o Android 10, lançado em 3 de setembro, após algumas companhias adiantarem sua disponibilidade em versão beta para novos celulares. Exemplo disso seria a Xiaomi e OnePlus, que já fazem parte da primeira etapa do programa de testes da Google. Até o final do ano, outras empresas farão o update em seus novos smartphones, como: a Samsung, ASUS, LG, Oppo, Motorola e Sony.
Por outro lado, o quantitativo apresentado seria relativamente baixo se comparado à taxa de adesão global do sistema mais recente da Apple — o iOS 13 está em mais da metade dos iPhones após um mês de seu lançamento. Além disso, desde a chegada do Android 10 menos de um quarto de usuários da tecnologia da Google chegou a atualizar o Android 9.
Categorias