Quem usa o gerenciador de senhas LastPass no Google Pixel 4 vai poder agora desbloquear o celular via reconhecimento facial. A empresa anunciou na última semana que, em breve, a API biométrica do Android 10 estará integrada na versão mais recente do Android LastPass Beta. Em outros dispositivos Android, o gerenciador de senhas suportará o desbloqueio via impressões digitais.
Outros smartphones com sistemas de desbloqueio por reconhecimento facial, como os da Samsung e OnePlus, não vão poder usá-los no LastPass ou em aplicativos similares. Se você já tem um Pixel 4, pode se inscrever na versão beta do aplicativo aqui.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Até agora, são poucos os aplicativos que suportam o método de autenticação biométrica do Pixel 4. Confira a lista:
Estes apps confirmaram estar trabalhando no desbloqueio facial:
- US Bank (sem data definida)
- Wells Fargo (sem data definida)
Data limite para adaptação
A partir de 1º de novembro, os aplicativos de gerenciamento de senhas que estiverem na Play Store terão que suportar a API do Android 10 se quiserem oferecer autenticação biométrica de qualquer espécie. O problema é que os apps não serão obrigados a ter esse recurso neste dia, e sim, em suas atualizações depois dessa data.
Segundo o site Android Source, senhas são hoje a principal causa de 80% de todas as violações de dados, enquanto que “fatores biométricos permitem autenticação segura na plataforma Android, já que sua estrutura inclui biometria de face e impressão digital. O Android, ainda, pode ser personalizado para oferecer suporte a outras formas de autenticação biométrica, como aquela através da íris.”
Categorias