Nesta quinta-feira (10), Dia Mundial da Visão, a Google lançou o recurso “Guia de voz” para o Google Maps. Ele será útil, principalmente, para as pessoas com deficiência visual, mantendo-as frequentemente informadas sobre o trajeto, a partir de informações sonoras.
Para pessoas que têm a visão perfeita, ir a qualquer novo lugar usando o Maps não é uma tarefa complicada, pois olhar o trajeto na tela do celular simplifica todo o processo de achar o local exato. No caso de pessoas cegas ou com baixa visão, a tarefa é mais complicada, pois elas não podem depender das informações visuais para ter exatidão de onde se encontram.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Guia de voz com atualizações contínuas vai ajudar essas pessoas a ter noção de sua localização, fazendo-as se manter no percurso correto. Caso elas errem o trajeto, o recurso vai enviar um alerta e vai reprogramar a viagem com novas informações sonoras.
Veja o vídeo de apresentação do Guia de voz, que foi desenvolvido com a ajuda da analista de negócios da companhia, Wakana Sugiyama, que é cega:
O recurso será útil até para usuários com visão perfeita
De acordo com Sugiyama, as atualizações de localização contínuas não vão ajudar somente os deficientes visuais. O recurso dará mais segurança também aos usuários que estão indo a um lugar pela primeira vez, minimizando a necessidade de consultar a tela do celular. A ferramenta de acessibilidade ainda pode evitar acidentes em situações em que os pedestres usam o smartphone para atravessar a rua.
Para ativar o Guia voz com atualizações contínuas para navegação a pé em seu celular, basta acessar as configurações do aplicativo e selecionar “Navegação”. Desça até o final da lista, cheque pela opção “Orientação por voz detalhada” e ative-a.
O recurso começou a ser liberado no dia 10 de outubro, para o Android e iOS, mas, por hora, só está disponível nos idiomas inglês e japonês. Novos idiomas serão introduzidos em breve.
Fontes
Categorias