Você já parou para pensar em quantos cadastros fez na internet até hoje? São logins e senhas para redes sociais, plataformas de streaming, emails, e-commerces e outros. Com tantas notícias de sites vazando informações por falhas de segurança, como podemos ter certeza de que nossos dados estão realmente seguros? Graças ao novo recurso do Chrome, que alerta toda vez que as informações estão em risco, você pode ficar um pouco mais tranquilo.
Como essa nova função do navegador consegue identificar que os dados não estão seguros? Com base nos arquivos vazados do site, o Chrome verifica se ele sofreu algum tipo de ataque; se o resultado for positivo, dá o aviso ao usuário sobre os riscos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Até o momento, o recurso só está disponível para a versão Canary do Google Chrome, o navegador em que a empresa testa todas as novas funções.
Como fazer o Chrome avisar se os dados estão em risco?
Apesar de já estar disponível para o Canary, a função não é ativada automaticamente, então é preciso manualmente alterar o parâmetro do navegador.
1. O primeiro passo é instalar o Chrome Canary no seu computador; caso já tenha o navegador, atualize-o;
2. Se fez o download, siga as etapas de instalação; se atualizou o navegador, vá para o próximo passo;
3. Abra o navegador normalmente e digite na barra de busca: chrome://flags e pressione a tecla Enter;
4. No campo "Search Flags", digite Leak e espere as opções aparecerem;
5. O Chrome Canary exibirá a opção "Password Leak Detection"; na caixa ao lado, altere o valor de "Default" para "Enabled";
6. A mensagem "Relaunch" aparecerá no canto direito; basta clicar nela e o novo recurso do navegador será ativado.
Vale ressaltar que, aparentemente, a ativação da função não é notada. Contudo, ao tentar realizar o login em um site que não é considerado seguro, o Chrome notifica sobre os riscos e sugere medidas preventivas, como a troca de senha.
Fontes
Categorias