O modo anônimo começou a ser testado no Google Maps há algumas semanas e estará disponível até o final de outubro em dispositivos Android. Dessa forma, o serviço deixará de salvar atividades na conta Google e de oferecer sugestões personalizadas com base em comportamento dos usuários.
Essa novidade foi anunciada inicialmente na conferência I/O 2019, realizada em maio, mas será implementada somente neste mês. Porém, a atualização do recurso para iOS ainda não tem data prevista, e ocorrerá em breve.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Google inclusive mencionou o modo anônimo para o Maps no Twitter e ensinou como acessá-lo rapidamente. Para isso, basta tocar sobre a foto de perfil (no canto superior direito da tela) e ativar ou desativar a opção.
Coming soon to @googlemaps, when you turn on Incognito mode in Maps, your activity—like the places you search or get directions to—won’t be saved to your Google Account. Just tap from your profile picture to easily turn it on or off. #io19 pic.twitter.com/z7GRkkmDbn
— Google (@Google) May 7, 2019
A nova guia de privacidade aparecerá automaticamente no app para Android ou deverá ser atualizada via Google Play.
Modo anônimo no YouTube e Google Assistente
O recurso já está disponível no app do YouTube (basta tocar sobre a foto de perfil) e chegará em breve a outros serviços, como a Assistente. Em seu blog, a Google anunciou ainda nesta semana que oferecerá novas alternativas de privacidade e segurança para todos os produtos móveis.
“À medida que nossos celulares se tornam a principal maneira de acessar a internet, pensamos que era importante criar o modo de navegação anônima para nossos aplicativos mais populares”, declarou na postagem.
A gigante também informou que o Chrome ganhará novas opções de personalização de dados compartilhados em anúncios. Sem apresentar muitos detalhes, apenas ressaltou que oferecerá mais “visibilidade a seus usuários” quanto à publicidade própria e de terceiros veiculada em suas plataformas.
Fontes
Categorias