O fim de semana não foi bom para quem caça pokémons utilizando um celular da Xiaomi. De acordo com relatos de usuários, a desenvolvedora Niantic está banindo jogadores de Pokémon Go que utilizam smartphones da marca. A onda de desativações afetou os donos de aparelhos como Redmi Note 5 Pro, Mi 8, Redmi Note 7 Pro e até mesmo o Mi 9.
De acordo com o XDA Developers, as contas estão sendo banidas com base nas diretrizes do jogo, indicando que os aparelhos estão utilizando trapaças ou versões modificadas do aplicativo. Graças ao problema, certos usuários estão sendo proibidos de jogar entre períodos que variam de uma semana até 30 dias.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Culpa da MIUI?
Enquanto o problema ainda não foi solucionado, a principal hipótese é que os banimentos estão acontecendo por causa da interface móvel da Xiaomi, a MIUI. O software conta com um programa chamado Game Turbo, que faz aprimoramentos no sistema ao rodar jogos. Ao que parece, o sistema anti-trapaças de Pokémon Go estaria reconhecendo a funcionalidade como uma ameaça e banindo certos usuários.
Ainda assim, não está claro se a funcionalidade é a real causa dos banimentos. Fizemos testes com o jogo rodando em um Xiaomi Mi 6 com a MIUI 10.4.1 e o modo Game Turbo ativado, mas não enfrentamos problemas. Além disso, usuários do fórum XDA com smartphones da marca chinesa relataram que suas contas em Pokémon Go foram suspensas mesmo com o otimizador de aplicativo desativado.
Fontes
Categorias