O Let's Go Digital encontrou uma nova patente registrada pela Samsung mostrando um sensor molecular, tecnologia que pode aparecer no Galaxy S11. Segundo as imagens conceituais exibidas pelo site, a novidade permite que o celular faça análises de alimentos e mostre informações nutricionais.
A tecnologia utiliza um espectrômetro de infravermelho, que consegue medir o espectro de radiação eletromagnética e identificar informações como nível de açúcar em frutas e legumes. Além de funcionar para a análise de alimentos, o sensor molecular também pode ser utilizado para medir quantidade de gordura, umidade e outros fatores do corpo humano.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A novidade pode ser útil durante compras em supermercados, por exemplo, quando o usuário pode analisar produtos antes de fazer a compra. Para quem costuma se exercitar e gosta de receber informações detalhadas sobre a evolução do próprio corpo, a funcionalidade também pode fazer a diferença.
Função já presente no mercado
A Samsung não comentou oficialmente sobre o assunto, mas o uso de um leitor molecular em smartphones não é uma novidade no mercado. Em 2017, o celular chinês Changhong H2 foi o primeiro a trazer a funcionalidade ao mercado com um sensor SCiO, que permitia angariar dados como o nível de glúten ou açúcar em alimentos simplesmente apontando o dispositivo para o produto.
Apesar do pioneirismo da fabricante Changhong, a adoção em um smartphone da Samsung poderia trazer a tecnologia para mais consumidores e colocar o sensor molecular no radar dos desenvolvedores de aplicativos. A novidade também seria uma grande adição ao sistema de câmeras do S11, que também deve trazer um sensor de 108 MP.
Por enquanto, porém, a chegada de um sensor molecular em smartphones da marca não passa de um rumor e tudo que podemos fazer é esperar por informações oficiais vindas da fabricante.
***
Quer dominar qualquer aparelho celular e se sobressair no mercado? Saiba mais aqui.
Fontes
Categorias