A chegada do iOS 13 não está sendo muito tranquila para a Apple. A empresa tem se dedicado a corrigir bugs e vulnerabilidades do sistema, descobertos com poucos dias de lançamento. Agora, com a versão recém-liberada 13.1, uma brecha permite que terceiros acessem todo o dispositivo com facilidade.
Em um comunicado público, a Apple anunciou a descoberta da vulnerabilidade que afeta teclados de terceiros baixado nos aparelhos. Segundo o depoimento, os teclados são executados em paralelo, justamente para evitar acesso a partes sensíveis do sistema operacional; no entanto, mesmo sem permissão, essas aplicações conseguem acesso total ao iPhone ou iPad.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A Apple orienta aos usuários desconfortáveis com a vulnerabilidade a desinstalar esses aplicativos e use somente o teclado nativo do iOS 13, até que uma atualização corrija a brecha.
“Esse problema não afeta os teclados da Apple e também não afeta os teclados que não fazem uso do acesso total. O problema será corrigido na próxima atualização de software (13.2).”, finaliza o comunicado público da Maçã.
Certamente, uma notícia como essa não nos deixa tranquilos ao utilizar um teclado da Apple Store. Afinal, smartphones e tablets atualmente possuem dados delicados sobre vidas pessoais, sejam fotos, endereços, senhas ou informações bancárias detalhadas.
Até lá, igualmente recomendamos que utilize somente o teclado Apple. Pode não ser confortável para aqueles acostumados com outros, mas é o mais coerente para proteger a própria privacidade.
Fontes
Categorias