A Metodologia SCRUM ou Metodologia Ágil representa um conjunto de técnicas e conceitos usados para o desenvolvimento de projetos web. Seu foco está em tornar mais fácil o gerenciamento de projetos que envolvem certo nível de indeterminação e mudanças constantes, como é comum no desenvolvimento de softwares e apps.
Nessa metodologia, o projeto é dividido em ciclos ou sprints, no início dos quais é realizada uma reunião de planejamento que visa criar prioridades para os itens do Product Backlog, que é o agrupamento de todas as funcionalidades a serem entregues. Após essa priorização, são escolhidas as atividades a serem trabalhadas durante aquele período.
Nos ciclos são feitos alinhamentos entre o time no início de cada dia para acompanhar quais atividades já foram realizadas e quais são as prioridades. Ao fim do sprint são analisadas as entregas e as propostas de melhorias para os próximos ciclos e feito o planejamento do próximo período a se iniciar. E para conhecer bons cursos sobre o tema, clique abaixo:
Vantagens do método
1. Começo imediato
Diferentemente de outros tipos de metodologias de projetos em que só é possível iniciar a ação depois de ter um escopo detalhado, na SCRUM o início é rápido, já que os detalhes vão sendo acrescentados ao longo dos sprints.
2. Flexibilidade
Em projetos web é comum que as mudanças aconteçam logo no início, no meio ou mesmo no fim do projeto. Essa metodologia facilita o planejamento de propostas desse estilo, pois as mudanças podem ser incorporadas aos novos ciclos que estão por vir.
3. Resultados visíveis em cada etapa
Como cada sprint carrega uma parte do desenvolvimento, o cliente pode ficar mais inteirado daquilo que está sendo feito, já que é possível fazer demonstrações das funcionalidades que foram desenvolvidas para que haja discussão sobre aprovação ou melhorias.
4. Produto mais rápido no mercado
Essa metodologia propicia o desenvolvimento mais ágil de um Produto Mínimo Viável (PMV), ou seja, que pode ser colocado no mercado de forma mais rápida; e conforme os outros ciclos do projeto forem desenvolvidos as melhorias serão aplicadas ao PMV. Assim, equipe e cliente não precisam arriscar colocar no mercado um produto que precise passar por alterações posteriores — dependendo do caso, até mesmo retirado do mercado.
5. Menos riscos
A maior vantagem oferecida por essa metodologia é a diminuição no risco do projeto, pois, como ele tem um desenvolvimento rápido e acompanhado de perto pelo cliente, é possível ajustar falhas ao longo do processo e oferecer um resultado mais garantido para o mercado.
Categorias