A Xiaomi, Oppo e Vivo anunciaram um novo serviço conjunto de compartilhamento de arquivos, que permitirá a usuários de seus smartphones a transferência de mídia em até 20 MBps sem a necessidade de programas externos. Em suas contas oficiais na rede social Weibo, as fabricantes chinesas chamaram a ferramenta unificada de “Mobile Direct Fast Exchange” e ressaltaram que ela permitirá o envio de arquivos de qualquer formato com eficiência energética e estabilidade.
O recurso funcionará, portanto, de modo semelhante ao AirDrop da Apple, que possibilita o compartilhamento de arquivos entre usuários de dispositivo iOS e MacOS. No Android esse tipo de ferramenta seria mais complicado de ser implementado, já que cada fabricante tem sua própria interface, assim somente uma aliança como essa poderia torná-la possível.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
E se a Huwei participasse?
Essas empresas juntas representam 50% do mercado mobile chinês, logo uma parte considerável desse público irá se beneficiar do serviço. E essa porcentagem poderia ser ainda maior se a Huawei também integrasse a aliança. A gigante chinesa inclusive já disponibiliza para seus usuários um recurso semelhante, chamado Huawei Share OneHop.
A versão beta da ferramenta de compartilhamento multimarcas estará disponível já neste mês de agosto. Contudo, a Xiaomi, Oppo e Vivo não indicaram se poderá ser acessada inicialmente por usuários do mundo todo ou somente da China.
Fontes
Categorias