O Google Assistente, presente em várias plataformas dentro e fora do ecossistema da Google, ficou em primeiro lugar em um teste de desempenho de assistentes pessoais móveis realizado por pesquisadores do Loup Ventures.
A equipe fez os mesmos questionamentos para os três principais destaques desse mercado em alto-falantes inteligentes, incluindo também a Siri, da Apple, e a Alexa, mantida pela Amazon. Foram avaliados não só a compreensão de uma pergunta ou comando via reconhecimento de voz, mas também se a resposta fornecida era mesmo a desejada
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao todo, o Google Assistente obteve nota máxima ao compreender a voz e 92,9% em respostas corretas. A Siri ficou em segundo lugar, com 99,8% de entendimento e 83,1% de retorno. Por fim, o bronze foi para a Alexa, com 99,9% de compreensão, mas apenas 79,8% no segundo critério.
Estudo completo
As questões foram divididas também por temas: local ("Onde fica a cafeteria mais próxima?"), comércio ("Encomende para mim mais toalhas de papel"), navegação ("Como eu chego na parte mais nobre da cidade?"), informação ("Com quem os Minnesota Twins jogam esta noite?") e comando ("Lembre-me de ligar para o Jerome às 14 horas hoje").
A Alexa teve problemas com os quesitos comércio e comando, mas isso não é tido como um resultado ruim: a assistente obteve uma nota 18 pontos acima da avaliação do ano passado, o que significa que ela foi a que mais melhorou em pouco tempo. Google Assistente (7%) e Siri (5%) também cresceram no período.
Fontes
Categorias