O Windows Core OS (ou simplesmente WCOS), um sistema operacional alternativo ao Windows 10 ou seu sucessor, está se tornando o Pé Grande do mundo da tecnologia. Há quem jure que ele existe (ou, pelo menos, é um projeto em desenvolvimento) e que terá uma base unificada capaz de se adaptar a todos os dispositivos presentes e futuros - geralmente, fontes envolvidas no projeto -, e tem quem ache que ele vai ter o mesmo destino que o Projeto Andrômeda, ou seja, sem nenhuma previsão de um dia se tornar real.
Agora, quem acredita que o WCOS é realidade comemorou mais um indício, desta vez, vindo do LinkedIn. O engenheiro de software John Falcone incluiu em seu perfil a seguinte descrição (o trecho em negrito foi apagado posteriormente): “Trabalhei no Grupo de Sistemas Operacionais em aplicativos da Plataforma Universal do Windows (UWP), que fazem parte de todas as plataformas Windows e Windows Core OS.”
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Não é a primeira menção online ao novo sistema operacional, como posts descrevendo como aplicativos Win32 serão executados com segurança na nova plataforma.
Imaginação à solta
O WCOS está sendo planejado para rodar em uma nova categoria de dispositivos, incluindo PCs dobráveis. Segundo a revista Forbes, o próximo Surface PC dobrável (codinome Centaurus) virá com o (ainda) mitológico OS e suportará aplicativos Android.
Introducing ModernOS: a design concept (#UWP) that envisions what #WCOS / Santorini could look like.
— Niels Laute (@Niels9001) July 19, 2019
Built with @WindowsUI & #Composition. Check out the code on: https://t.co/4MUyKG8TGf #fluentfriday #fluentdesign @MicrosoftDesign @windowsdev #uwpdev #fluent #MVPBuzz pic.twitter.com/8E3tw0JNt6
Enquanto o que se tem são rumores, alguns designers já começaram a imaginar dispositivos rodando o WCOS - como os designers Niels Laute e Harry Dohyun Kim.
***
Gostou do conteúdo? Estamos preparando novidades para torná-lo ainda melhor. Saiba mais aqui.
Fontes
Categorias