Em julho, o WABetaInfo publicou no Twitter alguns recursos que o WhatsApp deveria ganhar, mas que devem ser tratados como rumores, já que eles não há prints que confirmam as alterações. Entre as mudanças há uma que permitiria que o WhatsApp fosse utilizado no PC, através do app instalado pela loja do Windows 10 (versão da Plataforma Universal do Windows — PUW), sem a necessidade de o app do smartphone estar online.
Ontem (12) circulou na internet uma notícia de que isso faria o WhatsApp "funcionar sem internet". O que, naturalmente, não é o caso. Esse novo rumor — que não é tão novo assim — explica que o mensageiro verde deverá eventualmente permitir que você use a versão desktop do app sem ficar com o smartphone conectado à web o tempo todo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Em outras palavras, o app da versão PUW funcionaria mesmo que seu celular estivesse sem uma conexão à internet móvel ou WiFi ou mesmo estivesse completamente desligado devido à falta de carga na bateria. O recurso não estaria disponível para o aplicativo instalado através do executável baixado em seu site oficial, muito menos para a versão web, que é usada no navegador.
Dessa forma, as mensagens trocadas ficariam salvas no PC e seriam sincronizadas com o app do smartphone assim que o dispositivo se conectasse à internet.
Outros dois recursos que "devem" chegar ao WhatsApp dizem respeito à utilização da mesma conta em vários dispositivos ao mesmo tempo. No primeiro caso, uma versão do app para iPad (que também é um rumor do site e ainda não foi lançado), permitiria que a mesma conta do mensageiro fosse utilizada sem que o app do iPhone precisasse ser desinstalado. No segundo caso, a mesma conta poderia ser utilizada em vários dispositivos com o mesmo sistema operacional, por exemplo: vários iPhones ou vários smartphones Android.
De acordo com o WABetaInfo, a implementação desses recursos ainda criaria a necessidade de uma atualização no sistema de encriptação da plataforma, uma vez que utilizar a mesma conta em vários dispositivos poderia impactar na segurança do aplicativo.
Por enquanto, o WhatsApp não confirmou nenhuma das informações.
Fontes
Categorias