Usar o Google Maps é semelhante a checar o Gmail ou pesquisar algo no Google – tarefas do dia a dia que a gente faz sem pensar. Uma patente para a integração de AR (Realidade Aumentada) ao Apple Maps pode ser a virada de jogo que a Maçã está precisando no campo da navegação por mapas mobile.
O projeto, chamado "Navegação usando realidade aumentada", vai direto ao ponto do nome à simplicidade: são mudanças no Apple Maps que "sobrepõem informações de rotas em visualizações ao vivo da estrada à frente do carro".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
AR via painel do carro
Para funcionar, o iPhone do motorista teria que estar acoplado ao painel do carro, com a câmera apontada para a frente, captando imagens da estrada. O motorista receberia, então, as visualizações em tempo real da rota seguida com informações de navegação sobrepostas – como limite de velocidade, mãos das vias e nomes de ruas.
O pulo do gato sobre o historicamente popular Google Maps está aí: os aplicativos de navegação usuais exibem uma visão dimensional da estrada, de cima para baixo. A descrição da patente explica que, "ao sobrepor a camada de navegação sobre as imagens capturadas, o usuário pode entender clara e facilmente em qual pista se posicionar, sem ter que decifrar como os símbolos gerais se correlacionam com o mundo real".
Esse recurso poderá funcionar com óculos de AR (mesmo que essa tecnologia, assim como o Apple Maps, não tenha se popularizado como esperado). Além disso, há a preocupação com questões de segurança: como se comportariam os motoristas dirigindo com um olho na estrada à frente e outro em uma tela cheia de símbolos gerados por computador, ou usando óculos de AR.
Fontes
Categorias