A Microsoft anunciou no dia 22 de julho que investirá US$ 1 bilhão na OpenAI em uma nova parceria de longo prazo. O objetivo é desenvolver tecnologia de inteligência artificial de supercomputação no serviço de nuvem Azure.
Segundo informações da Reuters, a OpenAI afirmou que o acordo entre as empresas ajudaria na busca pela "artificial general intelligence" (AGI). Esse termo se refere à possibilidade de um sistema de inteligência artificial que conseguiria aprender e entender absolutamente tudo o que um ser humano tem potencial de fazer ou até mais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Sam Altman, CEO da OpenAI, disse: "acreditamos ser crucial que a AGI seja implementada de forma segura e que seus benefícios econômicos sejam amplamente distribuídos. Estamos animados com o quão profundamente a Microsoft compartilha dessa visão". Muitas das operações da instituição serão movidas para a Azure, e a Microsoft terá a preferência na comercialização dos novos serviços desenvolvidos.
A OpenAI surgiu da organização sem fins lucrativos OpenAI Inc., fundada em 2015 por Altman, Elon Musk, Ilya Sutskever e Greg Brockman para pesquisar e desenvolver inteligência artificial amigável. Grandes nomes do Vale do Silício, como Peter Thiel (do PayPal) e Reid Hoffman (do LinkedIn), foram alguns dos investidores iniciais.
Ambas as empresas se recusaram a responder a questionamentos da Reuters quanto aos termos do acordo, se e como os lucros sobre as tecnologias desenvolvidas seriam divididos e se o investimento seria em dinheiro ou em créditos em serviços de computação em nuvem da Azure.
Fontes
Categorias