Digitalizar imagens registradas em filmes fotográficos muitas vezes é tarefa para um profissional; no entanto, o poder das câmeras presentes nos smartphones já é capaz de cumprir essa missão sem deixar a qualidade de lado. A Kodak, procurando ajudar os consumidores a eternizar essas fotos, está oferecendo um aplicativo gratuito e vendendo um suporte feito em papelão para ajudar a conversão entre formatos.
O Mobile Film Scanner, apesar de ser construído com material simples, tem "portabilidade" como principal objetivo. Acompanha um flash LED alimentado por duas pilhas AA para possibilitar o escaneamento dos filmes de 35 mm, é compacto e seu processo de montagem é descomplicado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Presente na App Store e Google Play, o aplicativo oferece algumas ferramentas para compartilhar imagens digitalizadas, aplicar filtros, editá-las e até adicionar stickers, desenhar ou escrever. Além disso, o serviço permite o armazenamento em nuvem, garantindo que a conversão será segura e estará disponível em qualquer dispositivo posteriormente.
Apesar de ser bastante interessante para facilitar a atualização de formatos, o Mobile Film Scanner afasta a maioria dos consumidores pelo preço. O suporte ainda está em pré-venda e custa cerca de US$ 40 (R$ 150, sem impostos).
Considerando que a conversão pode ser feita por um profissional que garante qualidade para as novas imagens independentemente do smartphone, a alternativa da Kodak pode não ser a mais barata. Além disso, o scanner pode ser reproduzido com a utilização de qualquer outro método ainda com o aplicativo da companhia, então sua compra é opcional.
Fontes
Categorias