Desde que a guerra comercial entre China e Estados Unidos se intensificou e a Huawei ficou no meio do tiroteio, a gigante chinesa vinha procurando por alternativas para substituir o Android. Mesmo com a volta da liberação de troca de tecnologia com as companhias estadunidenses, a empresa asiática segue cautelosa e mantém o “Plano B” de pé, para eventual troca de sistema operacional (SO) no futuro.
Para isso, ela vem realizando já há algum tempo testes com o seu HongMengOS (ou Ark OS/Oak OS), que estaria pronto, após várias experiências com o vindouro Mate 30. Agora, algumas das avaliações sobre suas funcionalidades e desempenho foram reveladas por um dos participantes do programa, ao Huawei Central.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Suposta imagem do HongMengOS. Fonte: Vaaju/Reprodução
Esse testador disse que o software usado é bem diferente da interface EMUI, baseada no robozinho verde, e que, durante as sessões, somente não era permitido tirar fotos ou gravar vídeos do SO em ação.
Principais diferenças
Para começar, a ativação do telefone conta com novas opções de animação para despertar e personalização de acesso. O suporte à funcionalidade Always on Display (que mantém informações e notificações na tela de bloqueio) traz widgets, lembretes e outras alternativas de layout.
A interface vem com ícones redesenhados e mais animações, além de uma transição mais rápida e suave; e um reformulado painel de alertas, com uma caixa de busca bem generosa. Os lembretes de mensagens ganharam mais configurações, assim como há um diferente toque para notificações.
O app da câmera, segundo o testador, estaria mais intuitivo e conciso, com menos botões, o que facilitaria compreensão. Os pequenos detalhes nas animações de todas as ferramentas teriam realmente oferecido a sensação de um sistema operacional completamente novo.
Mas será que chega mesmo ao mercado?
O usuário não deu mais detalhes sobre qual modelo específico de smartphone passou por esse teste — não há confirmação do Mate 30. Além disso, ele afirmou que haviam, claro, vários ícones e funcionalidades ausentes ou não disponíveis para uso.
Muitos apostam que o HongMeng será lançado com o Mate 30 em outubro. Fonte: T3/Reprodução
Com as restrições voltando à discussão na Casa Branca, há uma certa indefinição sobre o futuro do Android na Huawei. A chinesa afirma que pretende manter o SO da Google em seus aparelhos, mas tudo o que aconteceu também acelerou o desenvolvimento de alternativas próprias para evitar a dependência dos ianques.
Resta saber se o HongMengOS realmente vai dar as caras em outubro, como preveem muitos dos insiders nos bastidores.
Fontes
Categorias