O site Soeren teve acesso a uma versão Beta do Firefox que traz vários recursos inéditos para melhorar a segurança e privacidade online dos usuários. A Mozilla já vem, há algum tempo, demonstrando interesse em oferecer um navegador que proteja mais a navegação dos usuários do que fazem os seus concorrentes, mas, de acordo com essa nova versão, a empresa pretende dar um passo adiante.
Desta vez, as mudanças se estendem à interface do aplicativo para que as novas implementações de segurança sejam apresentadas de forma mais direta e organizada. Entre os novos recursos se destacam o Firefox Proxy, o bloqueio de rastreamento de redes sociais e os relatórios de proteção.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Tudo começa na interface
Atualmente, o Firefox tem um ícone com um "i" ao lado de um cadeado logo no início da barra de endereços. Esse "i" será removido e um escudo entrará em seu lugar. Ao clicar sobre o escudo, o usuário terá acesso a uma espécie de "painel de segurança e privacidade".
Através do novo painel será possível configurar e visualizar as opções de rastreamento sem necessidade de acessar as configurações gerais do navegador. Elas serão disponibilizadas da seguinte forma:
- Proteção de rastreamento (habilitar/desabilitar);
- Site que não funciona com sugestões de reparo e opção para reportar o erro;
- Elementos bloqueados e não bloqueados, com possibilidade de fazer alterações;
- Informações sobre o que não está sendo bloqueado;
- Link para configurações de proteção;
- Link para o novo relatório de proteção.
Já o ícone do cadeado assume função própria, com informações sobre a conexão e as permissões do site.
Novos recursos
As três principais funções apresentadas pela versão Beta são:
- Bloqueio de redes sociais — Permitirá que o usuário impeça sites de redes sociais de rastrear suas informações, o que poderá desabilitar algumas formas de interação. No entanto, o usuário ainda poderá permitir o rastreamento temporariamente, caso essas interações sejam essenciais;
- Relatórios de proteção — O Firefox exibirá o número de rastreadores bloqueados por dia da semana e separados por categorias, além de informações do Monitor e do Lockwise, que servem, respectivamente, para notificar sobre violações em contas de email e gerenciar senhas;
- Firefox Proxy — Quando o usuário acessar a internet por uma rede pública, o Firefox sugerirá o uso do proxy para incrementar a segurança.
Vale lembrar que essas mudanças ainda estão sendo testadas e podem sofrer alterações antes de chegarem a uma versão final do navegador da raposa.
Fontes