Apesar das restrições impostas pelos EUA, a Huawei ainda pode continuar a distribuir o Android 9 Pie e suas atualizações. Assim, o EMUI 9.0, o software com experiência personalizada do Android mais recente desenvolvido pela gigante chinesa, já está presente em 80 milhões de dispositivos.
Os modelos que têm compatibilidade com o EMUI 9.0 são:
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Mate 10
- Mate 10 Pro
- Mate 10 Porsche Design
- Mate 9
- Mate 9 Pro
- Mate 9 Porsche Design
- P20
- P20 Pro
- P10
- P10 Pro
- Mate 20 Lite
Além desses, a Huawei está lançando o EMUI 9.0 no Premium Mate RS e na linha Nova 3. A atualização baseada no Android 9 Pie foi lançada no começo de 2018, e a expectativa da gigante chinesa é que 100 milhões de smartphones baixem o sistema mais recente até o fim deste mês.
Futuro nebuloso
Por mais que os resultados sejam satisfatórios, a Huawei não está tão confiante para as futuras atualizações. A limitação do uso de tecnologias da Google faz com que a gigante chinesa não possa garantir o update do Android 10 Q para todos os smartphones, o que é negativo também para o Android.
De acordo com os dados mais recentes da própria Google, o Android 9 Pie tem uma taxa de distribuição de 10,4%. Até Tim Cook deu uma cutucada na rival, dizendo, durante o WWDC, que números tão baixos do concorrente do iOS 12 não são positivos para o mercado.
Sem rodar em aparelhos da Huawei, segunda empresa que mais vende smartphones no mundo, a nova atualização do Android corre o risco de ter o desempenho ainda menor.