A Apple realiza na segunda-feira (3) o Worldwide Developer Conference (WWDC), sua conferência anual para desenvolvedores, que costuma trazer as principais novidades dos softwares da companhia para os próximos meses. E o que deve ter destaque este ano? Vamos mostrar tudo o que a Maçã tem nas mangas este ano, ao vivo (veja mais tarde no YouTube, está aí abaixo ou neste link), mas até lá destacamos algumas apostas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Bem, vários rumores indicam que teremos um grande destaque para o Mac Pro, que anda meio abandonado nas últimas temporadas, e as atualizações dos sistemas operacionais (iOS, macOS e watchOS), além de funcionalidades envolvendo questões de privacidade — afinal, a GDPR entrou em vigor recentemente e vem causando mudanças nas gigantes de tecnologia.
Mac Pro
A maior mudança de design do Mac Pro aconteceu em 2013, quando a máquina ficou mais compacta e bela, porém, faltou um pouco de feeling da companhia para o momento em que ela foi lançada: desde então, os profissionais vêm buscando placas gráficas mais potentes e o desenho da máquina não favorece o resfriamento de GPUs mais poderosas. Em 2017, a própria Maçã admitiu isso e prometeu uma grande atualização para breve.
Será que teremos um Mac Pro com componentes modulares?
E aqui estamos, na expectativa de que isso seja cumprido neste ano. Os rumores indicam que o hardware deve trazer especificações muito poderosas e o vice-presidente de marketing Phil Schiller até adiantou há algum tempo a possibilidade dele trazer componentes modulares. A GPU poderia, assim, ser anexada na parte externa — e isso resolveria problemas de refrigeração.
Fonte: Apple
O famoso analista Ming-Chi Kuo prevê que a Apple apresente um interessante monitor de 31 polegadas com resolução 6K e luz traseira com mini LED. Caso tudo isso se confirme, pode ser uma grande surpresa, já que não é a forma com que a empresa lida normalmente com a arquitetura de seu computador de mesa, e os preços devem ser somente mesmo para o nicho profissional.
iOS 13
O update do sistema operacional para dispositivos móveis deve estar disponível para iPhones, iPads e iPod Touch. Como sempre, a Apple promete melhor desempenho e menos consumo de energia, com um software rodando mais lisinho e seguro. O Modo Noturno, que virou moda em todas as plataformas, está quase confirmado e serviria também como uma solução de economia energética.
Fonte: 9to5Mac
A tela inicial pode trazer mudanças significativas — talvez as maiores dos últimos anos — e o Messages deve trazer pequenas, mas importantes, possibilidades de customização de imagem de perfil e nome de exibição. O Apple Maps e o Mail também devem ganhar melhorias, mas nada específico foi citado.
O iPad pode ganhar opções para alteração no gerenciamento de arquivos e páginas em aplicativos, para torná-los mais intuitivos, de maneira que a experiência de uso lembre a navegação web.
MacOS
O Marzipan, projeto que prevê a possibilidade de uso de apps de iOS no MacOS e vice-versa, tem chances de ser citado no WWDC. Se isso acontecer, deve ser o grande destaque no sistema operacional para máquinas de mesa — que neste ano teria o codinome “Mammoth”. Isso facilitaria a vida dos desenvolvedores e traria uma grande integração com os aplicativos de conteúdo, como os de música e TV — algo especialmente interessante nesses tempos de streaming e com a chegada do serviço Apple TV+.
Vale destacar que o iTunes será aposentado e com atual tendência de uso de PWAs (Progressive Web Apps), que basicamente eliminam a necessidade de download e instalação para uso de utilitários, o Marzipan seria uma forma da Maçã manter sua lucrativa App Store mais fortalecida.
Fonte: LiveTechIt
Pode ser que tenhamos a confirmação do uso do iPad como segunda tela de forma nativa e, de resto, a previsão não de grandes novidades por aqui.
WatchOS e tvOS
Como a Apple é atualmente a líder no segmento de wearables, o watchOS ganha mais importância nesse ano e deve apresentar ainda mais novidades no segmento de saúde e bem-estar, com variedade maior de apps — incluindo um para ciclos menstruais e outro para gerenciamento da ingestão de pílulas.
Os boatos apontam para mais integração do Apple Watch com o restante do ecossistema da Apple, especialmente com as notificações de utilitários relacionados a condições médicas. Apps nativos populares do iPhone, a exemplo dos memorando e da calculadora, também podem aparecer no relógio.
Fonte: 9to5Mac
Com relação ao tvOS, não há muitos detalhes, mas é de se esperar que tragam importantes atualizações para a transmissão de conteúdo de streaming musical e audiovisual — especialmente por conta da chegada do Apple TV+.
********************************
E não se esqueçam: fiquem ligados conosco, pois o TecMundo fará uma live, a partir das 13h30 da segunda, justamente para mostrar tudinho que a Apple mostrar na WWDC 2019.