A Microsoft lançou um update para o aplicativo da Cortana para o iOS trazendo uma novidade inusitada, mas importante: agora, a assistente de voz possui integração com uma de suas principais concorrentes, a Amazon Alexa.
A versão 3.3.1 do aplicativo da Microsoft permite que o usuário utilize a Cortana para controlar a Alexa e, consequentmente, dispositivos do ecossistema conectado da Amazon.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com a funcionalidade, o usuário pode dizer "Hey, Cortana, abra a Alexa e desligue as luzes do quarto", por exemplo. A concorrência amiga é importante para a solução da Microsoft, já que os produtos conectados da Amazon são bastante populares nos Estados Unidos.
Imagem: App Store
A integreção entre as duas IAs não é uma novidade: a Cortana e a Alexa já conseguem conversar em dispositivos com Windows 10 desde o ano passado. De acordo com a Microsoft, as tecnologias não são rivais e, na verdade, acabam se complementando.
"Você deve ser capaz de usar a Cortana no Google Assistente, você deve ser capaz de usá-la na Alexa, assim como você usa nossos aplicativos no Android e no iOS", explicou Satya Nadella, o CEO da Microsoft, no começo do ano.
Além da integração com a Alexa, a Cortana também recebou outras novidades nos dispositivos Apple. Agora, o usuário pode receber informações de sua agenda ao falar "Minhas atualizações" para a IA. Além disso, a assistente deteca conflitos de eventos quando o usuário vai definir um novo alarme.
A versão mais recente da Cortana para iOS pode ser baixada na App Store. Vale ressaltar que o aplicativo ainda está em beta, ou seja, alguns bugs podem aparecer durante o uso.
Fontes