A assistente pessoal Alexa, da Amazon, será embutida em televisores da LG a partir de agora. O serviço será adicionado via atualização no final deste mês nos modelos de 2019 com recursos de Inteligência Artificial da plataforma ThinQ.
Isso significa que o aplicativo da Amazon estará disponível para receber comandos de voz, controlar outros aparelhos da casa e executar tarefas variadas, assim como já acontece com o Google Assistente. Nos modelos de 2018 da LG, já era possível usar speakers com a Alexa como um acessório, mas agora o suporte é nativo e inclui atualizações frequentes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ao todo, são mais de 90.000 "Alexa Skills", que são comandos específicos seguidos pela assistente. Ela ainda tem as chamadas "rotinas", que são ações pré-programadas, como avisar sobre previsão do tempo, a sua agenda diária e dados do trânsito, por exemplo.
E no Brasil?
Os modelos selecionados incluem televisores UHD, NanoCell e OLED de 14 regiões: Áustria, Austrália, Canadá, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. O Brasil não consta nessa lista inicial, mas não perca as esperanças: testes com a Alexa em português já estão em andamento e a assistente pessoal deve começar a falar o nosso idioma oficialmente em breve.
Além da Alexa, a LG reforçou a chegada do AirPlay 2 e do HomeKit da Apple para modelos OLED e NanoCell de 2019, mas essa atualização chega mais próxima da metade do ano.
Fontes