A Microsoft vem trabalhando há algum tempo com desenvolvedores para entregar a eles todas as ferramentas possíveis para realizarem o seu trabalho. Um meio disso foi utilizar a linguagem do Linux dentro do Windows 10, e agora, permitindo que os usuários instalem uma versão do Ubuntu, uma das distros mais populares de Linux, dentro do Windows 10.
Agora, por meio da ferramenta de gerenciamento de Hyper-V, a Microsoft permite a instalação do Ubuntu 18.04 LTS ou 19.04 dentro do Windows 10. O programa em questão possibilita a criação de máquinas virtuais dentro do sistema operacional da Microsoft, dando a chance de outros sistema funcionarem sem a necessidade da instalação em dual boot ou em outra máquina.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Aprenda a instalar
1. Para instalar o sistema, vá até a busca do menu Iniciar e procure por Gerenciador de Hyper-V (ou Hyper-V Manager).
2. Dentro dele, selecione a opção de criação de uma nova máquina virtual, no qual surgirá a possibilidade de escolher uma versão do Ubuntu — o próprio gerenciador realizará o download da imagem do sistema operacional e realizará a instalação para você.
Imagem: Reprodução/André Mello
É importante comentar que o Gerenciador de Hyper-V está disponível nas versões Enterprise, Pro e Education do Windows 10, além de ser necessário que o computador tenha um processador 64 bits com SLAT, suporte de CPU para extensão do modo de Monitor de máquina virtual e, no mínimo, 4 GB de memória RAM.
Fontes
Categorias