"Ninguém gosta de senhas, exceto hackers". É assim que a Microsoft começa o anúncio feito recentemente sobre um novo esquema de segurança para o Windows 10. Em breve, você terá que digitar cada vez menos os códigos de acesso — e, por mais estranho que possa parecer à primeira vista, isso o deixará mais seguro.
A novidade é que o Windows Hello agora tem a certificação FIDO2, um padrão de segurança que permite o login em serviços e sites por meios alternativos que não sejam uma sequência de letras, números e símbolos. Essa autenticação pode ser feita com biometria, reconhecimento facial ou código PIN, que pode ser configurado rapidamente na conta da Microsoft.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Na prática, você não abandonará as senhas totalmente: elas precisam ser digitadas ao menos uma vez para estabelecer o vínculo com o novo formato de segurança. É só depois que os logins são devidamente cadastrados e autenticados que o procedimento fica bem mais rápido. Além disso, em aparelhos sem o Windows Hello, os códigos precisarão ser inseridos normalmente.
Segundo a empresa, a segurança do FIDO2 é garantida por uma criptografia muito superior às senhas comuns. A certificação será aplicada a partir da atualização 1903 e depende também da compatibilidade com serviços, como os navegadores instalados no seu PC, e com Microsoft Office (a partir da conta do Office 365), Skype, Xbox e outros.
Fontes
Categorias