A Google anunciou a adição de 53 novos emojis no Android Q, próxima versão do sistema operacional móvel da empresa. O detalhe é que todos serão de "gênero neutro", o que significa que não é possível dizer com certeza se os bonecos representados são homens ou mulheres.
A grande maioria dos emojis de gênero neutro usam a cor de pele amarelada padrão dessas figuras, têm cabelo ondulado ou acessórios de vestuário que não remetem a nenhum dos lados, além de evitar o excesso de cores como azul e rosa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo a empresa, foram várias as necessidades que levaram à criação dos novos emojis. Primeiramente, a busca está começando a ficar difícil, em virtude das muitas categorias e distinções criadas. E a inclusão que deveria acontecer não acontece na prática, pois nem todas as possibilidades são oferecidas.
Fonte da imagem: Reprodução/Fast Company
Além disso, o design dos emojis ainda não é padronizado de acordo com o Unicode. Android e iOS discordam sobre qual gênero colocar como padrão em certas situações ou profissões.
Isso não significa que os emojis diversos vão desaparecer: segundo o site Fast Company, a Google deve encontrar uma forma de colocá-los em um menu contextual ou expansível. Além disso, poucos smartphones serão compatíveis com eles no início, e quem tiver um celular sem a função receberá um emoji com gênero designado.
Fontes
Categorias