O Endel é um serviço de música conhecido por usar um algoritmo para criar músicas usando características do ouvinte e do clima. O aplicativo está disponível para iOS, Android e Alexa e acaba de se tornar o primeiro algoritmo a assinar contrato com uma gravadora de música — no caso, ninguém menos do que a Warner Music Group.
Isso significa que um software agora se junta a nomes como os de Anitta, Iza, Ludmilla, Marcelo Falcão, Alanis Morrisette, Adam Lambert, Dua Lipa e Ed Sheeran no cartel de artistas de uma das maiores gravadoras do planeta.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Endel agora é um artista da Warner. (Fonte: Play Store/Reprodução)
Usando informações como batimentos cardíacos, clima e até mesmo o horário do dia para desenvolver canções, o Endel deve lançar até 20 álbuns pela nova gravadora até o final do ano. Atualmente, cinco deles já estão disponíveis em plataformas de streaming.
O Endel é financiado por empresas como a Avex, o The Alexa Fund e a Jillionaire (esta firma pertence ao DJ e produtor musical Major Lazer).
O futuro em que máquinas e robôs assumem o controle da produção cultura até então dominada apenas por humanos parece ter chegado. E num planeta em que os algoritmos escolhem quais filmes e músicas nós vamos gostar mais, essa ideia parece ter muito potencial para dar certo.