Orgulhosos usuários de um smartphone Pixel receberam uma senhora novidade nesta quarta-feira (13): eles já podem baixar a primeira versão Beta do Android Q, a próxima versão do sistema operacional mais popular do mundo. A chegada da prévia já era esperada para esses dias especialmente após a ativação do rastreador de bugs do Android Q.
Mais privacidade
A nova versão do sistema operacional chega com foco em privacidade e vai deixar os usuários escolherem individualmente quando um aplicativo pode ter acesso à sua localização (sempre, apenas com o app rodando ou nunca), tal qual o iOS já faz. O Android Q também dá mais controle ao usuário na hora de definir que apps podem acessar arquivos compartilhados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Menos interrupções
Outra novidade do Android Q é um sistema que deve reduzir significativamente o número de interrupções na tela. Agora, quando um aplicativo precisa chamar a atenção do usuário — como um alarme ou uma chamada telefônica —, ele não salta mais na tela cheia, mas sim utiliza o sistema de notificações de alta prioridade.
Mais segurança
O acesso aos dados não resetáveis do aparelho, como número do IMEI e número de série do dispositivo, também estará mais restrito. A Google publicou um manual de boas práticas para os desenvolvedores no qual detalha mais essas novas diretrizes — confira aqui.
Mais organização
Uma grande novidade do Android Q é a possibilidade de dividir a tela ao meio na vertical, algo que pode ser especialmente útil para dispositivos com tela grande ou dobrável. Mais recursos de organização relacionados às notificações e à retomada de conteúdos também estarão presentes, garantindo mais foco na utilização.
Android Q está em fase Beta. (Fonte: Google/Divulgação)
Mais recursos
Os atalhos de compartilhamento estarão ainda melhores no Android Q, promete a Google, facilitando o ato de enviar arquivos de um app diretamente para um contato utilizando um segundo aplicativo. Os painéis de configurações também estão mais inteligentes e versáteis, podendo ser personalizados para abrigar recursos-chave do sistema.
Mais câmera
O Android Q traz uma novidade bem interessante para quem quer tirar fotografias melhores: ele permite que o sistema utilize uma imagem de alcance dinâmico a fim de simular profundidade com maior precisão. Isso garante mais eficácia na hora de usar os efeitos borrar e bokeh, por exemplo, além de trabalhar melhor com as câmeras mais modernas do universo Android.
Todas as novidades do Android Q Beta estão descritas no blog de desenvolvedores do sistema. Já a versão para testes em si pode ser encontrada aqui.
Categorias