No mês passado, a Google já havia dado dicas de que estaria com trabalhos avançados em um projeto de “intérprete digital”, capaz de usar a Google Assistente para mediar uma conversa de duas pessoas em diferentes idiomas. Funciona assim: se você estiver falando com alguém, é só introduzir as frases, uma de cada vez, que o Google Home vai convertendo em tempo real, com a dinâmica de um diálogo mesmo.
Novidade tem suporte inicial para 26 idiomas
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Isso vinha sendo testado em alguns locais selecionados, particularmente em hotéis, e agora parece estar pronto para uma distribuição mais ampla. Embora a Google não tenha feito seu anúncio oficial, o serviço está listado em uma página de ajuda da Google Assistente, e algumas pessoas já estão conseguindo utilizá-lo em Google Homes nos Estados Unidos.
Para acionar o “Interpreter Mode”, é necessário, curiosamente, usar frases em inglês, alemão, francês, italiano, japonês ou espanhol, como “Hey Google, be my Spanish interpreter” ou “Hey Google, help me speak italian”. A novidade tem suporte inicial para 26 idiomas — incluindo nosso português.
Fonte: Reprodução/Google
Segundo relatos de quem já experimentou, ainda há alguns “engasgos”, principalmente com relação a contextos e velocidade da fala — mas, como conhecemos a Google, a conversão costuma ser acima da média e vem se aprimorando. Por enquanto, está disponível somente para Google Home, mas deve chegar logo aos smart displays e a alguns dispositivos com Google Assistente.
Fontes
Categorias