A Google lançou no ano passado a ferramenta de reconhecimento de imagens Google Lens como parte de um experimento com a câmera turbinada pelo poder de sua inteligência artificial. O projeto ganhou vários funcionalidades interessantes e vem se tornando um dos mais bem-sucedidos da companhia nos últimos anos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Segundo um post publicado ontem (19) pela Gigante das Buscas, o que era um tímido derivado do Google Fotos e da Google Assistente, com um repertório de 250 mil itens, agora chegou à impressionante marca de 1 bilhão de coisas que podem ser identificadas pela plataforma.
Com essa expansão, o Google Lens pode reconhecer mais caracteres, incluindo rótulos de produtos. Ao reconhecer o texto, o programa pode “batizar” mais mercadorias. Como o aprendizado de máquina vem recebendo uma base crescente de fotos, a companhia também destaca que a identificação tem se tornado a cada dia mais confiável.
Fonte: Google
A câmera especial já compara pessoas com obras de arte e pode “ver” nomes de redes WiFi e formas geométricas, além das outras várias categorias — como raças de cães ou espécies de plantas — que podia analisar. Vale observar o Google Lens tem uma grande apelo comercial e boa parte desse 1 bilhão de objetos vem de produtos disponíveis no Google Shopping. Portanto, se você mirá-lo para um livro raro ou um jogo perdido dos anos 90, isso dificilmente será reconhecido — por enquanto, pois, o registro de informações só cresce.
“À medida que os computadores começam a enxergar o mundo como nós, a câmera se tornará uma interface poderosa e intuitiva para o mundo ao nosso redor; um visor de inteligência artificial que coloca as respostas no lugar certo das perguntas — sobrepondo as direções nas ruas pelas quais estamos caminhando, destacando os produtos que procuramos nas prateleiras das lojas ou traduzindo instantaneamente qualquer palavra à nossa frente em uma cidade estrangeira”, diz a vice-presidente do Google Lens e Realidade Aumentada, Aparna Chennapragada.
Fonte: Google
“Poderemos pagar nossas contas e nossos parquímetros e saber mais sobre praticamente qualquer coisa ao nosso redor, simplesmente apontando a câmera. Em suma, a câmera pode nos dar uma completa visão sobre-humana.”
Fontes
Categorias