Parece que a Apple encontrou um novo brinquedo e agora não quer mais largar. Segundo reportou o 9to5Mac, a empresa tem enviado spam para seus usuários, disparando notificações push para donos de iPhones por meio de vários apps diferentes. Quase todas são algum tipo de anúncio comercial.
A mais recente veio por meio do Apple Music, anunciando que os alto-falantes inteligentes Echo, da Amazon, agora eram oficialmente compatíveis com o serviço de streaming da Maçã. Essa novidade, apesar de poder ser útil para quem já possui um dispositivo iOS e um Echo, pode ser considerada irritante pelos demais usuários.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Apple Music agora manda spam por notificações aos usuários (fonte:PhoneArena)
E foi isso que aconteceu. Depois dessa notificação, diversos usuários foram às redes sociais para reclamar do comportamento da Apple. Felizmente, nem todos os mercados globais da Maçã receberam as notificações em relação aos Echo.
Há algumas semanas, a Apple enviou uma notificação para todos os usuários de iPhones nos EUA relembrando que a empresa tinha uma promoção para quem tivesse um iPhone antigo e estivesse interessado em trocar por um iPhone Xr ou Xs. Havia um desconto interessante envolvido.
Aren’t advertising notifications like this against App Review guidelines? I’m thinking it’s section 4.5.3 which clearly states “Do not use Apple Services to spam, phish, or send unsolicited messages to customers, including Game Center, Push Notifications, etc.” pic.twitter.com/cdcq1lhaTF
— Steve Lederer ?? (@stevieled5) 7 de dezembro de 2018
Depois, na semana passada, o Apple Music novamente trouxe uma notificação para todos os seus usuários informando que os assinantes haviam ganhado US$ 50 de desconto na compra de um HomePod, o próprio alto-falante inteligente da Apple.
O app de TV do iOS também começou a enviar notificações sobre novos episódios do Carpool Karaoke, além de alguns outros casos nesse fim de ano.
Não há comentários da Apple sobre o assunto, apenas reclamações de usuários com ameaças de migrar para o Android, caso isso volte a acontecer.
Hey @Apple if I ever get a notification like this again I’m switching to Samsung pic.twitter.com/mpGKYXiSka
— Lex (@Just_John10) 8 de dezembro de 2018
Fontes
Categorias