A Microsoft anunciou ontem (29) um novo conjunto de ícones para os programas do pacote Office. Segundo a empresa, a ideia é representar a mudança que essa suíte de aplicativos sofreu nos último cinco anos. Mais importante do que isso, contudo, é o estilo ou linguagem de design que a empresa adotou.
Note que a empresa usa elementos sobre elementos, quase imitando uma textura de papel recortado, bem parecido com o que fez a Google quando apresentou a primeira versão do Material design para o Android e seus outros produtos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O vídeo de apresentação e as imagens oficiais que a empresa mostrou lembram muito o estilo da Google, mas isso não é algo ruim. A interpretação da Microsoft nesse design mais moderno é realmente muito bonita, talvez mais do que a Google jamais conseguiu fazer até o momento. Isso falando apenas desses ícones.
Nós abraçamos a rica história do Office e usamos isso para tomarmos nossas decisões de design
“Nós abraçamos a rica história do Office e usamos isso para tomarmos nossas decisões de design. Cores fortes sempre estiveram no centro da marca do Office, e os novos ícones são a chance de evoluir nossa paleta. Cores diferenciam os apps e criam uma personalidade. Para os novos ícones, escolhemos tons que são mais ousados, mais leves e amigáveis — uma indicação de como o Office evoluiu”, disse Jon Friedman, chefe de design do Microsoft Office, em uma postagem no Medium.
Não sabemos se a nova linguagem de design será replicada na interface dos programas eventualmente, mas os ícones serão distribuídos primeiramente nos apps mobile do Office para Android e iOS. Só depois é que chegarão à versão para Windows 10. Isso, contudo, acontecerá ao longo dos “próximos meses”, sendo a Microsoft.
Fontes