Sem fazer muito alarde, o Facebook apresentou o aplicativo Lasso, plataforma para a criação de vídeos rápidos e voltados para o humor. A novidade tem como principal objetivo competir com o TikTok, principal app para criação de curtas virais e que faz sucesso com adolescentes.
Lançado em 2016, o TikTok é um app da China bastante popular em países asiáticos e que fez seu caminho para ocidente recentemente após a fusão com o Musical.ly, app de vídeos de até 15 segundos que foi descontinuado e substituído pela plataforma chinesa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Apesar de ser a maior rede social do mundo, o Facebook tem perdido o interesse do público jovem. De acordo com uma pesquisa da Pew Research Center, 51% dos adolescentes de 13 a 17 anos utilizam o site nos Estados Unidos atualmente. Em 2014, a parcela era de 71%.
O Lasso traz uma experiência similar ao que o TikTok já entrega: o usuário pode fazer vídeos curtos, dublar músicas e utilizar ferramentas de criação, incluindo filtros de imagem e efeitos de edição como câmera lenta. O aplicativo também traz um feed que mostra as produções mais populares em forma de ranking.
O principal diferencial do Lasso é o fato de ser um aplicativo do Facebook. Isso garante conexão direta para publicações na rede social e também no Instagram. Além disso, os usuários poderão acessar a biblioteca de músicas licenciadas da empresa, que inclui "sucessos pop que estão em alta até clássicos vintage", segundo a descrição do app.
Segundo ressalta o The Verge, o aplicativo já conta com uma comunidade de criadores de conteúdo ativa mesmo com o lançamento recente. Ao que tudo indica, o Facebook pode ter liberado a novidade para influenciadores antes da chegada oficial para garantir vídeos na plataforma.
O Lasso está disponível para download gratuitamente no Android e iOS. O app é compatível com smartphones rodando a versão 5.0 ou superior do sistema operacional da Google e funciona em iPhones e iPads com iOS 9.0 ou mais recente.
Categorias