O Google Lens veio para trazer análise em tempo real de imagens flagradas pela câmera do seu dispositivo com ajuda da inteligência artificial (IA). Além de identificar espécies de plantas, locais e raças de animais, é possível copiar textos e descobrir produtos em sites comerciais, entre outras funcionalidades. Desde que foi lançado, em maio, a companhia de Mountain View vem trazendo mais recursos para a plataforma.
Atualmente, por exemplo, já é possível somente mirar para uma caneca e receber automaticamente as sugestões de vários modelos disponíveis para compra. “Mas e se eu quiser usar uma foto do aparelho com as Google Lens?” Bem, por enquanto isso não é possível, mas, ao que parece, a empresa vem testando esse recurso.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com o 9to5Google, alguns usuários que abriram as Google Lens via Google Assistente ou pelo app dedicado — no Pixel 3 elas são nativas em sua própria câmera — perceberam um novo ícone no canto superior direito e esquerdo. É o mesmo utilizado para selecionar o álbum de fotos de um dispositivo móvel.
Fonte: 9to5Google
Ao tocar nele, você abre o seletor padrão de seu smartphone ou tablet e pode importar qualquer conteúdo para avaliação da IA. O Google Lens executa uma verificação idêntica, destaca as mesmas áreas de interesse e apresenta informações como se você tivesse tirado uma foto ao vivo. Por enquanto, essa novidade apareceu nas versões beta 8.24 e 8.28 e ainda não há previsão de distribuição.
Enquanto isso, outras melhorias já vem sendo liberadas aos poucos. Além do acesso integrado ao Google Fotos, a Google vem associando o Google Lens ao menu Compartilhar e ao vasto arquivo online do Google Imagens, como outras formas de importar imagem para análise.
Fontes
Categorias