A Adobe anunciou algumas novidades nesta segunda-feira (15) e os principais destaques são o lançamento de uma versão do Premiere dedicada a youtubers, o Premiere Rush CC, e a chegada do Photoshop CC ao iPad. Os novos programas foram apresentados com prévia do Adobe MAX.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Premiere Rush CC é um editor “simples e poderoso” que funciona no PC, no tablet e no smartphone. A Adobe garante que o novo programa é fácil de usar e oferece recursos intuitivos e avançados para edição de áudio, vídeo, controles de motion graphics, cor e publicação — ele vem preparado com formatos de saída específicos para YouTube, Facebook ou Instagram, por exemplo.
Premiere Rush CC já está disponível na Creative Cloud. (Fonte: Adobe)
O Photoshop CC para iPad foi demonstrado em vídeo e garante o “poder, desempenho e precisão” já conhecidos do editor de imagens mais famosos do mundo nesta versão para o tablet da Apple. Ele deixa você editar um mesmo arquivo PSD em diferentes aparelhos "usando os controles e ferramentas avançadas a que você está acostumado", garante a desenvolvedora.
O Premiere Rush CC já está disponível na Adobe Creative Cloud, enquanto o Photoshop CC começa a ser comercializado em 2019.
Mais novidades
Entre as novidades apresentadas pela Adobe esteve uma demonstração do Project Gemini, uma nova ferramenta para ilustração e pintura desenvolvida pela dona do Photoshop. Os dois programas, aliás, estarão interligados para facilitar o compartilhamento de pincéis e a transferência de arquivos entre ambos. O Gemini chega ao iPad em 2019.
Project Gemini chega em 2019 ao iPad. (Fonte: Adobe)
A desenvolvedora mostrou, ainda, a sua nova ferramenta dedicada à designers de experiência, o Adobe XD. O programa se dedica a prototipagem de interfaces e aprimoramentos em design de experiência com direito a recursos automatizados para um design mais dinâmico e engajador.
O Project Aero, também apresentado hoje, é a aposta da Adobe para a criação de conteúdo autoral em realidade aumentada. O novo recurso utiliza recursos do Adobe Sensei para descomplicar projetos em AR e permite o uso de ferramentas de programas como Photoshop e Dimension para produção de conteúdo neste formato.
Mais melhorias
A Adobe promete que as suas ferramentas se tornarão cada vez mais úteis e fáceis de usar, inclusive com dicas de uso sobre as novidades aparecendo na tela. A ideia, aponta a empresa, é ajudar novatos e veteranos em seus programas. Exemplo de ampliação está no Adobe Fonts (antigo Typekits), uma biblioteca de 15 mil fontes que agora pode ser usado sem limitações em qualquer assinatura do Creative Cloud.
A desenvolvedora afirma, ainda, que trabalha para reduzir as barreiras entre os seus softwares de criação a fim de garantir um trabalho mais contínuo e dinâmico para criadores de conteúdo. Mais detalhes podem ser conferido no blog oficial da Adobe.
Fontes