A Apple comprou uma startup de análise de músicas chamada Asaii, uma empresa que promete ser capaz de descobrir novos artistas e canções até um ano antes de eles chegarem às paradas de sucesso. A informação não foi anunciada oficialmente pela Apple, mas fontes do Axios confirmaram a compra, que teria sido fechada por um valor total inferior a US$ 100 milhões.
Como pode ser verificado no perfil do LinkedIn dos fundadores da Asaii, a startup foi incorporada ao time responsável pelo Apple Music e deve trabalhar em melhorar as recomendações feitas pelo serviço. Para encontrar esses novos sucessos, a Asaii utiliza dados coletados de outros serviços de streaming de música e de redes sociais, organizando essas informações em um painel utilizado por gravadoras no planejamento de futuras campanhas de marketing e turnês.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Esse é apenas o segundo grande investimento feito pela Apple em seu serviço de música nos últimos meses. Em setembro, a companhia finalizou a compra do aplicativo Shazam e anunciou que o serviço passará a ser gratuito e livre de anúncios para todos os usuários. De acordo com relatos de fontes próximas dessa indústria, a transação foi fechada por cerca de US$ 400 milhões.
Fontes
Categorias