O Facebook é dono do WhatsApp desde 2014, mas só agora a empresa começou a lançar ferramentas de que fato têm potencial para monetizar os mais de 1,5 bilhão de usuários do mensageiro. Em uma postagem no blog oficial do WhatsApp feita hoje (01), foram lançados alguns novos recursos que deve facilitar a comunicação entre usuários do mensageiro e empresas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Se a pessoa for respondida em até 24 horas, não haverá nenhuma cobrança para o negócio que deseja conversar com os usuários do WhatsApp
A mais interessante delas é o fato de que empresas poderão comprar anúncios dentro do próprio Facebook com um botão do WhatsApp embutido. Quando os clientes clicarem nesse elemento, eles imediatamente iniciarão uma conversa pelo mensageiro com a dita empresa. Curiosamente, se a pessoa for respondida em até 24 horas, não haverá nenhuma cobrança para o negócio que deseja conversar com os usuários do WhatsApp. Caso contrário, será necessário pagar para responder “mensagens vencidas”.
Outro novo recurso que deve ajudar bastante os usuários é a possibilidade de receber informações de empresas diretamente no WhatsApp. Uma empresa aérea, por exemplo, poderá lhe enviar cartões de embarque algumas horas antes do seu voo, e a Netflix já envia avisos sobre novas temporadas e episódios das séries que você tem assistido no serviço de streaming.
Suporte ao cliente e segurança
O WhatsApp também poderá ser utilizado por empresas como seu canal oficial de comunicação para suporte ao cliente. Segundo o mensageiro, alguns negócios (ainda não sabemos quais) poderão tirar dúvidas e resolver problemas de seus clientes diretamente no mensageiro, eliminando a necessidade da pessoa fazer uma ligação para um número de telefone ou mesmo abrir um chat em um site qualquer.
Quanto à segurança, o WhatsApp garante que as conversas com as empresas continuam sendo criptografadas de ponta a ponta, impedindo que qualquer indivíduo ou organização maliciosa possa interceptar sua comunicação. Contudo, o fato de as empresas com as quais a pessoa conversou terem acesso total a essas mensagens pode significar que elas estarão visíveis para múltiplos colaboradores.
Não temos ideia quanto exatamente o Facebook espera ganhar com essas novidades no WhatsApp, mas essas e futuras novas mudanças no mensageiro verde podem acabar ajudando a rede social a voltar a crescer seus lucros, que têm demonstrado estagnação nos últimos trimestres.