Você não fala nenhum idioma oriental e alguém te entrega um artefato desconhecido com instruções de uso em japonês. Você conseguiria ler sozinho? Certamente não. Em muitos casos, quando você conecta seu smartphone Android ao um computador com Windows, o que acontece é algo parecido com isso: ele pode não falar a mesma língua do aparelho e/ou não estar equipado com as ferramentas necessárias para se conectar com ele ou decodificá-lo.
É por isso que, quando você conecta o cabo USB, nada acontece. A solução normalmente envolve os drivers do dispositivo, mas antes de começar, lembramos que pode ser que o computador solicite que você o reinicie, então recomendamos deixar todos os arquivos salvos e projetos fechados antes disso, para evitar a quebra do processo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O primeiro passo no sentido de corrigir esse problema é fazer uma busca na barra de pesquisa do Windows pelo termo "driver" ou "drivers de dispositivo". Os resultados devem mostrar o Gerenciador de Dispositivos ou a opção Gerenciar Dispositivos.
Na opção “Outros Disponíveis” localize aquele que corresponde ao seu smartphone. Caso tenha mais do que uma porta USB conectada, sugerimos desconectar o telefone e conectá-lo novamente para certificar-se.
Clique com o botão contrário e acesse as Propriedades.
Nelas, acesse “atualizar driver”.
Em seguida, selecione a opção “Procurar software no computador”.
Depois disso, vá para "Permitir que eu escolha em uma lista de drivers disponíveis em meu computador".
O computador vai abrir uma lista de opções, vá até “dispositivos portáteis”.
Agora é a hora de escolher o seu driver. Em “Modelo”, selecione Dispositivo MTP e clique em avançar.
Com esse processo, o computador deve passar a reconhecer o dispositivo e você deve conseguir ver seus arquivos normalmente.
Após a exibição dessa mensagem, seu aparelho deverá aparecer na lista de dispostivos do computador, com o Moto G na imagem do teste abaixo:
Se o passo a passo não funcionar, certifique-se de estar usando um cabo USB compatível. Caso você já tenha conectado o celular no seu notebook ou computador antes e ele agora não funcione mais, tente desinstalar o dispositivo já lá no primeiro passo e conectar novamente:
Categorias