Uma atualização no app do Twitter para Android começou a ser distribuída em grande escala entre quinta-feira (12) e hoje (13). O design da interface permanece inalterado, mas alguns elementos mudaram de lugar. A alteração mais notável certamente é a nova posição da barra de navegação do Twitter, que ficava no topo e, agora, foi movida para o fundo da tela.
Os mesmos menus que existiam na antiga barra superior foram replicados para barra inferior. O objetivo do Twitter basicamente era facilitar o uso do app para usuários com telefones de grandes proporções, impedindo que seja necessário levar os dedos ao topo da tela para mudar de seção.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Twitter perdeu a possibilidade de se fazer gestos na tela para mudar de uma seção para a outra
Só que, ao passo que a barra de navegação veio para baixo, o app do Twitter também perdeu a possibilidade de se fazer gestos na tela para mudar de uma seção para a outra. Agora, só é possível mudar da home para a área de buscas dando um toque, sem que a possibilidade de arrastar esteja mais presente.
O botão para composição de novos tweets continua igual, mas agora fica um pouco mais para cima, considerando que a barra de navegação agora ocupa a parte mais inferior da tela. No topo do display, ainda existe uma barra mostrando a foto do usuário logado no momento, mas ela some quando a timeline é deslizada. Dentro da seção de mensagens também foram feitas algumas pequenas mudanças, e a seção de notificações agora fica dividida em duas partes: “Todas” e “Menções”.
Essa nova interface está sendo liberada gradualmente através de uma ativação por parte dos servidores do Twitter. Então não basta apenas atualizar o app na Play Store para conferir a novidade. É preciso que o microblog tenha liberado o recurso para você. Mas, se seu aparelho estiver na versão antiga, basta fechar o app e limpá-lo da seção de recentes e abri-lo novamente para conferir se você já pode usar o novo visual.
Fontes
Categorias