O Mozilla Firefox tem anunciado diversas novidades em seu navegador, provavelmente com o intuito de obter novos usuários e aumentar a sua presença nesse tão disputado mercado. A empresa possui um programa de testes, chamado “Test Pilot Firefox”, onde implementa novidades através de extensões que são adicionados a uma versão estável do navegador.
Isso aumenta o número de usuários testando as novas funções, pois elimina os riscos que existem na utilização de uma versão beta. Dessa forma, eles conseguem disponibilizar funções em caráter provisório, analisando o uso e funcionalidade das mesmas e considerando a possibilidade de implementação do recurso em uma versão estável.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Firefox Lockbox
Antes disponível somente para desktop, a equipe da Mozilla anunciou que o recurso de testes por extensões também funciona em dispositivos mobile. A primeira novidade liberada no programa chama-se Firefox Lockbox, um gerenciador de senhas para o Firefox no iOs, que possibilita ao navegador fazer o login em qualquer site que você tenha acessado anteriormente.
A função funciona com os recursos de Face ID e Touch ID e o primeiro login deve ser feito manualmente, para que as informações de acesso possam ser salvas.
Notes no Android
Para quem utiliza o navegador da raposa no Android, a novidade disponibilizada para testes é o Notes by Firefox. Com ele é possível anotar comentários e observações diretamente no navegador, com sincronização das informações através de seus dispositivos pela conta no Firefox Sync, necessária para ativação do programa.
Caso opte por testar a função, pode dormir tranquilo, pois tudo está criptografado de ponta a ponta, garantindo que só você poderá acessar as anotações.
Para testar essas e outras funções, tanto no desktop quanto no mobile, basta acessar o site do Test Pilot, criar uma conta no Firefox Sync e instalar as extensões necessárias. Caso não goste ou ocorra algum problema, basta desativar a função e seu navegador volta a ser como era antes.
Fontes