Segundo um relatório divulgado na última segunda-feira (02) pelo The Wall Street Journal, apesar do Google não fazer mais a leitura dos e-mails de usuários, alguns desenvolvedores criaram aplicativos que podem ter acesso às contas dos clientes e escanear suas mensagens para fins comerciais. E mais: em alguns casos, não são os computadores dos desenvolvedores que fazem a leitura dos e-mails, e sim funcionários humanos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Levando em consideração que muitos usuários podem não estar cientes de que deram esse acesso para os aplicativos, o ideal é verificar quais têm acesso à sua conta e remover aqueles que você não confia.
Acompanhe o tutorial que preparamos para você:
1) Acesse a seção “Login e segurança”, localizada na página inicial da sua Conta do Google.
Para acessar sua Conta do Google, selecione o ícone “Conta” no menu do aplicativo, localizado no canto superior direito da sua conta do Gmail, ou acesse myaccount.google.com.
2) Agora, clique na guia “Apps com acesso à conta”. Aqui, você vai encontrar todos os aplicativos aos quais você liberou algum tipo de acesso desde que criou sua conta.
3) Selecione a opção “Gerenciar aplicativos” para visualizar mais detalhes. Você encontrará os tipos de informações e serviços dentro da sua Conta do Google aos quais os aplicativos têm acesso.
4) Os aplicativos que têm acesso à sua conta são organizados em três grupos diferentes, que são "Fazer login com o Google", "Aplicativos de terceiros com acesso à conta" e "Google apps" - é claro que os apps do Google são o Chrome e o Drive, por exemplo.
As apps da seção "Fazer login no Google" têm acesso ao seu nome, endereço de e-mail e foto do perfil. Mas, em alguns casos, eles podem ler e excluir suas mensagens de e-mail.
Já os "aplicativos de terceiros com acesso à conta", geralmente, podem ver e alterar quase todas as informações da sua Conta do Google. Eles não podem alterar sua senha, excluir sua conta ou usar o Google Pay em seu nome, mas podem ler seu e-mail ou fazer com que seus funcionários o façam.
5) Caso encontre algum app que não confie, é possível bloqueá-lo clicando em "Remover acesso". Em seguida, confirme a ação clicando em “OK”.
Pronto! O ideal é fazer essa verificação a cada poucos meses para assegurar que sua conta está protegida de terceiros.