Estamos a apenas alguns dias de mais uma Copa do Mundo e, como de praxe nesses tempos modernos, inteligências artificiais são colocadas para funcionar na tentativa de se prever algo que só será, de fato, decidido em campo: quem levará para a casa o troféu mais cobiçado do planeta.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A bola da vez é a IA do grupo financeiro Goldman Sachs, que aponta que a Seleção Brasileira será a grande campeã. Para chegar ao resultado final, a companhia utilizou dados relacionados a desempenho individual de cada jogador e também à performance coletiva dos atletas. Essas informações abasteceram quatro modelos de aprendizado de máquina que as compararam com dados de todas as partidas de todas edições da Copa do Mundo e da Eurocopa a partir de 2005.
Segundo a previsão da IA do Goldman Sachs, além do Brasil, Alemanha, Portugal e França também chegarão à semifinal da Copa do Mundo da Rússia. Apesar da empolgação que isso pode gerar, é preciso levar em conta, obviamente, que o futebol tem sempre uma boa dose de imponderável e também que a mesma IA já colocou o Brasil como campeão da Copa de 2014, realizada aqui mesmo.
Seleção Brasileira será a campeã do mundo em 2018, aponta IA do Goldman Sachs
Recentemente, a simulação da Electronic Arts colocou a França no topo mais alto do pódio da Copa do Mundo. Em 2014, essa mesma simulação acertou ao prever que a Alemanha levantaria o caneco no Maracanã.
Não vai ter jeito, para conhecer o campeão da Copa do Mundo de 2018 será preciso aguardar até o dia 15 de julho. Qual é a sua aposta?
Fontes
Categorias