Uma iniciativa que nasceu lá no Tribunal Regional Eleitoral do Acre foi abraçada pelo Tribunal Superior Eleitora, o TSE, e pode facilitar e muito a sua vida nas eleições presidenciais de 2018.
Se você já fez o seu cadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral, em outubro deste ano você já não precisa mais levar o título de eleitor impresso e um documento com foto na hora de votar. Basta baixar o e-Título no seu celular. Aliás, mesmo que você não tenha cadastrado a impressão digital e feito a sua foto no TRE, ainda assim é possível usar o app, a única diferença é que você vai precisar portar um documento com foto na hora da eleição.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Mas, mais do que isso, o app também pode ser usado para emitir sua Certidão de Quitação Eleitoral e sua Certidão Criminal, além de conferir seu local de votação. Primeiro, acesse a Google Play ou a App Store, baixe e instale o aplicativo.
Ao abrir o e-Título para fazer um primeiro acesso, é preciso inserir seu dados: Nome Completo, Data de Nascimento, Número do Título de Eleitor, Nome da Mãe e Nome do Pai, depois clicar em "Acessar".
O app vai redirecionar você para uma tela com sua foto e suas informações eleitorais, bem como um QR Code por meio do qual os mesários vão autorizar seu voto no dia das eleições.
No final dessa mesma tela, você poderá obter os três recursos mencionados acima: o local de voto e as duas certidões. Para acessá-las, basta clicar na opção desejada.
Também é possível salvar as declarações em PDF no celular, no Google Drive, e ainda compartilhar via email, Whats App ou recursos similares.
Fontes